Atualização de versão TOTVS ERP Protheus 11

Todo software assim como qualquer outra atividade dinâmica passa pela etapa de renovação ou atualização. Os objetivos mais comuns das atualizações são agregar novas funções ao software, corrigir bugs e principalmente inovar trazendo aos usuários facilidades e utilidades que a tecnologia ou modelo lógico anterior não permitia. Manter o ERP tualizado garante para sua empresa as mais modernas tecnologias, regras de negócios e em acordo com a legislação vigente no país a versão atual do ERP Protheus é a 11. Esta nova versão foi criada com o intuito de oferecer a informação ao usuário antes mesmo que ele o solicite. Durante o processo de atualização de versão existem algumas considerações/procedimentos importantes que devem ser tratados com atenção para o sucesso desta atividade evitando:

· Acréscimo do custo estimado da atualização de versão.
· O que funcionava antes perfeitamente deixou de funcionar.
· Falta de familiarização do usuário com a nova versão.
· Revisão/conversão incorreta das customizações existentes.
· Paralisação do faturamento da empresa.
· Servidores e estações incompatíveis com os requisitos mínimos.


Para que a atualização de versão ocorra com sucesso é extremamente necessário que os passos a seguir sejam cumpridos rigorosamente:

· Aquisição/atualização dos servidores, estações e banco de dados conforme os requisitos da nova versão. Os fatores da atualização dos servidores e
  banco de dados são os requisitos mínimos de hardware da nova versão mais o numero de usuários.
· Criar ambiente de teste para simulação da atualização de versão visando identificar possíveis não conformidades para evita-las durante o processo de
  atualização oficial e também para estimar o tempo que o sistema ira ficar fora de operação durante o processo oficial de atualização.
· Conversão dos programas específicos/customizações, onde deve ser analisado programa por programa para realizar as possíveis adaptações e
  também para evitar redundância. Geralmente logo após a analise das customizações muitas podem ser excluídas, pois a nova versão pode suprir a
  necessidade que a customização realizava.
· Documentação dos trabalhos/atividades realizada até o momento, que será útil durante o processo de atualização oficial e para futuras consultas.
· Efetuar os principais testes, funcionalidades e processos nas rotinas da nova versão para identificar e corrigir possíveis não conformidades.
· Disponibilizar a nova versão em ambiente teste para que os usuários realizem os testes através de seus processos e conferencias das atividades que
  já funcionavam antes e que foram atualizadas com a nova versão. Esta etapa pode ser definida como operação paralela sendo realizada por alguns
  dias, onde o usuário realiza o seu trabalho no ambiente oficial e depois repete a operação em ambiente teste para validar e se adaptar a nova versão.
· Realizar treinamento das novas funcionalidades existentes na nova versão para os usuários.
· Após a validação e aprovação da nova versão em ambiente teste por parte dos usuários e responsáveis e com o aval da diretoria da empresa, será
  definido o dia adequado para a virada de versão em ambiente oficial (geralmente no final de semana ou feriado).
· Após a virada de versão é necessário deixar a versão antiga em funcionamento para eventuais consultas ou até mesmo como contingência.
· Durante a utilização oficial da nova versão é recomendado que a equipe de suporte fique a disposição para sanar rapidamente possíveis não
  conformidades e para orientação quanto as eventuais duvidas de utilização da nova versão.

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